De acordo com a Cedae, temporal de sábado causou alterações na água captada pela companhia
Por causa das chuvas que atingiram o Rio no último sábado, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve um problema em sua operação, que chegou a ficar em menos da metade de sua capacidade no início da manhã. No início da tarde, a atividade já havia alcançado 94% de capacidade. De acordo com a Cedae, esse quadro ocorreu porque o temporal causou alterações na água captada pela companhia.
A Cedae informou que as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo Sistema Guandu — Rio+Saneamento, Iguá e Águas do Rio — foram comunicadas. As empresas são responsáveis por abastecer os municípios do Rio de Janeiro, de Duque de Caxias, de São João de Meriti, de Nova Iguaçu, de Mesquita, de Nilópolis, de Belford Roxo e de Queimados.
Águas do Rio
A Águas do Rio informou que, com Guandu operando com capacidade reduzida, a distribuição de água tratada realizada pela concessionária nas zonas Norte e Sul do município do Rio e nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi impactada.
A empresa ressaltou que o fornecimento entrará em processo de normalização gradativa apenas após a retomada da ETA Guandu, ainda sem previsão por parte da Cedae.
Além disso, a Cedae informou que, devido à chuva que atinge a Região Metropolitana do Rio, as represas Mantiquira, Rio D’Ouro, São Pedro, Tinguá e Xerém, que compõem o Sistema Acari, tiveram a operação paralisada, também neste domingo.
Como a Águas do Rio recebe água deste sistema sob gestão da estatal para realizar o abastecimento em partes da Baixada, o fornecimento em algumas localidades foi interrompido. Veja abaixo quais regiões estão sendo impactadas.
Veja as regiões afetadas:
Belford Roxo: Bairro Vasco, Jardim do Ipê, Lote XV, Nova Aurora, Parque Amorim, Parque dos Ferreiras, Shangri-La, Vale do Ipê e Wona
Duque de Caxias: Amapá, Capivari, Figueira, Jardim Primavera, Mantiquira, Nova Campinas, Parque Paulista, Pilar, Saracuruna, Santa Cruz da Serra, Vila Maria Helena e Xerém
Japeri: Alecrim, Areal, Beira Rio, Belo Horizonte, Centro, Chacrinha, Cidade Jardim Marajoara, Cidade Sr. do Bonfim, Citrópolis, Cosme e Damião, Eldorado, Engenheiro Pedreira, Esperança, Eucaliptos, Grota, Jaceruba, Jardim Delamare, Jardim Primavera, Jardim São Joao, Jardim Willis, Jardim Tri-Campeão, Lagoa Do Sapo, Marajoara, Morro Citrópolis, Morro dos Quarenta, Nova Belém, Parque Guandu, Parque Mucaja, Parque Santos, Pedra Lisa, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Jorge, Teófilo Cunha, Transmontana, Vila Central, Vila Conceição, Vila Santa Amelia, Virgem de Fatima
Nova Iguaçu: Adrianópolis, Austin, Boa Esperança, Botafogo, Caiçara, Caioaba, Carlos Sampaio, Carmary, Cerâmica, Cobrex, Corumbá, Figueira, Genenciano, Grama, Jaceruba, Jardim da Posse, Jardim Natal, Jardim Real, Jardim São Vicente, Líbano, Miguel Couto, Nossa Sr.ª de Fátima, Nova América, Nova Brasília, Parque Ambai, Parque Flora, Parque São Carlos, Ponto Chique, Posse, Rancho Fundo, Recantus, Rio D’Ouro, Santa Rita, Tinguá, Três Corações, Vila de Cava, Vila Guarita, Vila Fluminense e Vila Operária
Queimados: Camarim, Coqueiros, do Carmo, Fanchem, Fatima, Jaceruba, Jardim Tri-Campeão, Olaria, Paraiso, Rio D’Ouro, Roncador, São Jorge, São Simão, Vale Ouro, Vila Camorim, Vila Central, Vila Guimaraes, Vila Nanci, Vila São Francisco e Vila Tinguá
A empresa afirmou que segue à disposição, através do 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.
Rio+Saneamento
A Rio+Saneamento informou que o abastecimento de 22 bairros da Zona Oeste da capital segue com impacto por conta da redução da capacidade da ETA do Guandu. Segundo a concessionária, o abastecimento retornará de forma gradativa, assim que o sistema estiver regularizado.
Bairros afetados:
Bangu
Barra de Guaratiba
Campo dos Afonsos
Campo Grande
Cosmos
Deodoro
Guaratiba
Ilha de Guaratiba
Inhoaíba
Jardim Sulacap
Jabour
Magalhães Bastos
Paciência
Padre Miguel
Pedra de Guaratiba
Realengo
Santa Cruz
Santíssimo
Senador Camará
Senador Vasconcelos
Sepetiba
Vila Kennedy (parte)
Iguá
A Iguá informou que foi avisada pela Cedae, na manhã desta-segunda-feira, que a situação da ETA Guandu ainda não foi normalizada. Após a restauração do fornecimento, a expectativa é de que o abastecimento nas áreas atendidas pela concessionária seja completamente normalizado em 72 horas. A Iguá frisa que algumas regiões, especialmente aquelas consideradas pontas de rede, podem apresentar um prazo de retorno prolongado.
A concessionária lamentou os transtornos causados à população e reforçou que está trabalhando para minimizar os impactos. Caso seja necessário, disponibilizará caminhões-pipa, priorizando os locais emergenciais como hospitais e clínicas.
Bairros afetados:
Anil
Barra da Tijuca
Camorim
Cidade de Deus
Curicica
Freguesia (Jacarepaguá)
Gardênia Azul
Grumari
Itanhangá
Jacarepaguá
Joá
Pechincha
Praça Seca (parcial)
Recreio dos Bandeirantes
Tanque
Taquara
Vargem Grande
Vargem Pequena
A empresa reitera a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).