-->

Notícias

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Colômbia inicia processo de paz com facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc

Colômbia inicia processo de paz com facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc

 











Governo do presidente de esquerda Gustavo Petro está buscando a "paz total" para pôr fim a seis décadas de conflito armado interno que já custou mais de 450 mil vidas.

O governo da Colômbia e uma facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc, conhecida como Segunda Marquetalia, anunciaram nesta sexta-feira que iniciaram um processo de paz.

Em uma declaração conjunta, os dois lados fizeram planos para a criação de zonas de paz na fronteira, o que poderia ajudar a estimular a economia.

"Os direitos da população em geral e dos povos étnicos em particular são respeitados e garantidos" nessas zonas, afirmaram. Tanto o governo quanto o grupo acrescentaram que o processo deve ser rápido.

O governo do presidente de esquerda Gustavo Petro está buscando a "paz total" para pôr fim a seis décadas de conflito armado interno que já custou mais de 450 mil vidas.

Embora a maioria dos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tenha se desmobilizado em um acordo de paz de 2016, duas facções principais o rejeitaram. As forças de segurança dizem que eles continuaram a se envolver com o tráfico de drogas e a mineração ilegal.

A Segunda Marquetalia - que leva o nome de uma cidade na Colômbia - opera principalmente na região da fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. O grupo é formado por cerca de 1.670 membros, dos quais 1.060 são combatentes e 610 são de redes de apoio, de acordo com informações obtidas pela Reuters.

O anúncio do novo processo de paz coincide com a extensão de um cessar-fogo entre o governo colombiano e os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) por mais seis meses.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato