-->

Notícias

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

‘Domo de Calor’: fenômeno de calor extremo vindo da Argentina vai atingir o Brasil? Entenda

‘Domo de Calor’: fenômeno de calor extremo vindo da Argentina vai atingir o Brasil? Entenda

 











O Rio Grande do Sul está prestes a experimentar um aumento nas temperaturas nos próximos dias, de acordo com informações da MetSul. A alteração será especialmente evidente na metade oeste do estado, devido a um “domo de calor extremo” proveniente da Argentina.

Uma bolha de calor está se formando, trazendo uma longa sequência de dias quentes para o Centro e Norte da Argentina. A previsão da MetSul indica que esse aumento de temperatura também se estenderá ao Uruguai e a parte do Brasil, especificamente atingindo o Rio Grande do Sul.

Apesar da previsão, não são esperadas temperaturas extremas no território brasileiro. O instituto de meteorologia destaca que várias cidades na metade oeste do Rio Grande do Sul podem registrar máximas entre 36ºC e 39ºC, pelo menos até a metade da próxima semana. Na região da fronteira oeste do estado, as marcas podem se aproximar dos 40ºC.

Porto Alegre e o Litoral Norte do estado também devem enfrentar dias quentes até quarta ou quinta-feira (8). Nos vales e no Centro do Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias.

Na Argentina, as temperaturas superiores a 40ºC estão sendo registradas, especialmente no Oeste do país e no Norte da Patagônia, levando o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina a emitir alerta vermelho para essas regiões.

Enquanto isso, no Uruguai, as máximas previstas variam entre 34ºC e 38ºC, levando o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) a emitir um aviso de onda de calor a partir de hoje.


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato