-->

Notícias

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Filipe Toledo abandona Circuito Mundial de Surfe para cuidar da saúde mental

Filipe Toledo abandona Circuito Mundial de Surfe para cuidar da saúde mental

 














Atleta alegou que precisa dar uma pausa nas competições, mas está focado nas Olimpíadas de Paris 2024


O surfista Filipe Toledo anunciou em suas redes sociais que não vai mais competir no Circuito Mundial em 2024. O atleta alega que precisa dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental. O atleta volta à WSL em 2025 como wildcard. O surfista ainda tranquilizou os fãs dizendo que está focado nas Olimpíadas de Paris 2024, que ocorrem em julho.


De acordo com o post de Filipe, a decisão foi tomada em conjunto com pessoas próximas durante a etapa de Pipeline. Filipe não competiu na repescagem e ficou de fora da disputa mais tradicional do Havaí. O surfista alegou que os últimos anos competindo em mais alto nível no circuito tiveram um "impacto negativo" nele.


- No passado, sempre fui honesto sobre meus desafios, não apenas com lesões, mas com saúde mental. Preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo passo da minha carreira - escreveu o surfista.


O ge entrou em contato com Paulo Moura, vice-presidente da CBSURF, que afirmou que Filipe está confirmado no ISA Games, competição onde o Brasil pode conseguir uma vaga extra para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Caso Filipe mude de ideia sobre a competição, Ítalo Ferreira se juntaria a Gabriel Medina e Yago Dora na disputa. O ISA Games está marcado para começar no dia 14 de março, em Porto Rico. A pausa de Filipe também é para que o surfista consiga se dedicar no treinamento para os Jogos.


Em vídeo, Filipe diz estar em paz com sua decisão e que quer se "reconectar com o surfe". O atleta agradeceu o apoio de familiares e amigos na decisão e pediu compreensão dos fãs. Na última semana o pai do surfista, Ricardinho Toledo, já havia postado um desabafo nas redes onde dizia que Filipe havia ficado muito impactado com as críticas depois da desistência da etapa de Pipeline.


O surfista já tinha exposto, em entrevistas anteriores, que teve que lidar com dilemas emocionais. De acordo com o surfista, ele chegou a ficar de fora de uma competição no Brasil em 2019 por conta disso.


- Acho que é muita coisa envolvida, família, amigos, fãs, patrocinadores...me cobrei demais, passou do ponto do saudável, e isso foi me enfraquecendo por dentro, fui ficando triste - contou Filipe em entrevista ao programa Conversa com Bial em 2022.


A WSL também se pronunciou sobre a desistência de Filipe dando apoio ao surfista. A organização do circuito garantiu que o atleta já tem sua vaga garantida na elite de 2025 pelo "wildcard".


- Nós apoiamos a decisão do Filipe de priorizar sua saúde mental e física no momento que ele dá um passo para trás. Esperamos que isso dê a ele o espaço que ele precisa para se recuperar e esperamos vê-lo de volta entre os melhores em 2025 - disse Jessi Miley-Dyer, chefe esportiva da WSL.


Filipe é o atual bicampeão do Circuito Mundial. Com a saída do brasileiro, o marroquino Ramzi Boukhiam está garantido em todos os eventos até o corte de meio de temporada.


- O Circuito Mundial me deu tudo. Um sonho que me permitiu prover para minha família de maneiras que eu nunca havia imaginado e ter experiências incríveis. Eu amo isso. Eu vivo por isso. Eu tenho muito respeito por todos os meus colegas de circuito, homens e mulheres. Vocês são incríveis! - escrevei Filipe.


Toledo desejou um bom ano de competições para os colegas de circuito e afirmou que torce para que o favoritismo brasileiro na WSL permaneça. Nas redes sociais, surfistas como João Chumbinho e Maya Gabeira apoiaram a decisão de Filipe.


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato