Atleta alegou que precisa dar uma pausa nas competições, mas está focado nas Olimpíadas de Paris 2024
O surfista Filipe Toledo anunciou em suas redes sociais que não vai mais competir no Circuito Mundial em 2024. O atleta alega que precisa dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental. O atleta volta à WSL em 2025 como wildcard. O surfista ainda tranquilizou os fãs dizendo que está focado nas Olimpíadas de Paris 2024, que ocorrem em julho.
De acordo com o post de Filipe, a decisão foi tomada em conjunto com pessoas próximas durante a etapa de Pipeline. Filipe não competiu na repescagem e ficou de fora da disputa mais tradicional do Havaí. O surfista alegou que os últimos anos competindo em mais alto nível no circuito tiveram um "impacto negativo" nele.
- No passado, sempre fui honesto sobre meus desafios, não apenas com lesões, mas com saúde mental. Preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo passo da minha carreira - escreveu o surfista.
O ge entrou em contato com Paulo Moura, vice-presidente da CBSURF, que afirmou que Filipe está confirmado no ISA Games, competição onde o Brasil pode conseguir uma vaga extra para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Caso Filipe mude de ideia sobre a competição, Ítalo Ferreira se juntaria a Gabriel Medina e Yago Dora na disputa. O ISA Games está marcado para começar no dia 14 de março, em Porto Rico. A pausa de Filipe também é para que o surfista consiga se dedicar no treinamento para os Jogos.
Em vídeo, Filipe diz estar em paz com sua decisão e que quer se "reconectar com o surfe". O atleta agradeceu o apoio de familiares e amigos na decisão e pediu compreensão dos fãs. Na última semana o pai do surfista, Ricardinho Toledo, já havia postado um desabafo nas redes onde dizia que Filipe havia ficado muito impactado com as críticas depois da desistência da etapa de Pipeline.
O surfista já tinha exposto, em entrevistas anteriores, que teve que lidar com dilemas emocionais. De acordo com o surfista, ele chegou a ficar de fora de uma competição no Brasil em 2019 por conta disso.
- Acho que é muita coisa envolvida, família, amigos, fãs, patrocinadores...me cobrei demais, passou do ponto do saudável, e isso foi me enfraquecendo por dentro, fui ficando triste - contou Filipe em entrevista ao programa Conversa com Bial em 2022.
A WSL também se pronunciou sobre a desistência de Filipe dando apoio ao surfista. A organização do circuito garantiu que o atleta já tem sua vaga garantida na elite de 2025 pelo "wildcard".
- Nós apoiamos a decisão do Filipe de priorizar sua saúde mental e física no momento que ele dá um passo para trás. Esperamos que isso dê a ele o espaço que ele precisa para se recuperar e esperamos vê-lo de volta entre os melhores em 2025 - disse Jessi Miley-Dyer, chefe esportiva da WSL.
Filipe é o atual bicampeão do Circuito Mundial. Com a saída do brasileiro, o marroquino Ramzi Boukhiam está garantido em todos os eventos até o corte de meio de temporada.
- O Circuito Mundial me deu tudo. Um sonho que me permitiu prover para minha família de maneiras que eu nunca havia imaginado e ter experiências incríveis. Eu amo isso. Eu vivo por isso. Eu tenho muito respeito por todos os meus colegas de circuito, homens e mulheres. Vocês são incríveis! - escrevei Filipe.
Toledo desejou um bom ano de competições para os colegas de circuito e afirmou que torce para que o favoritismo brasileiro na WSL permaneça. Nas redes sociais, surfistas como João Chumbinho e Maya Gabeira apoiaram a decisão de Filipe.