Caso ocorreu por volta das 6h deste sábado (24); presidente Lula estava no local
Tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada marcou a manhã deste sábado (24) em Brasília. O motorista de um veículo modelo Ford Ka, de cor preta, tentou driblar a barreira de contenção por volta das 6h. Conforme informações, ele começou a acelerar na altura do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República.
Seguranças do Exército e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam no local reagiram e efetuaram disparos. No entanto, não conseguiram conter o veículo.
Após o momento, o motorista seguiu até a entrada do Alvorada, recebeu novos disparos e passou por cima de uma barreira com pinos, onde os pneus foram perfurados. Ele então retornou e conseguiu sair do local, mesmo com o carro danificado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava no local durante o ocorrido. Até agora, a movimentação segue normal no Palácio.
Buscas continuam
Autoridades fazem buscas para tentar encontrar o veículo e identificar o motorista. Em nota, a Polícia Federal informa que já iniciou diligências para elucidar as circunstâncias envolvendo a tentativa de invasão.
"O Diretor-Geral da Polícia Federal determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial, tendo em vista competência da instituição na segurança presidencial, por força do Decreto Nº 11.759/2023. Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa", diz o texto.
E completa: "A Polícia Federal aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações".