-->

Notícias

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Quais estados serão atingidos pelo primeiro ciclone subtropical de 2024

Quais estados serão atingidos pelo primeiro ciclone subtropical de 2024

 














Sistema deve ganhar força nesta sexta-feira, se transformando na tempestade subtropical Akará


A Marinha do Brasil emitiu um alerta na noite desta quinta-feira (15) para a formação em alto mar do primeiro ciclone subtropical de 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema está a 235 km da costa do Rio de Janeiro e deve atingir especialmente a região sudeste do Brasil nesta sexta-feira (16), provocando fortes ventos e chuvas intensas.


Conforme o comunicado emitido pela Marinha, a depressão subtropical está sendo formada no litoral brasileiro e atinge Belém, Fortaleza, Natal, Olinda, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paraná. 


Entretanto, sendo o inmet, a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty, são os principais pontos de atenção para a passagem do sistema que pode se tornar um ciclone subtropical. 


De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, o sistema provoca chuva no litoral e agitação em alto mar. No momento, a estação monitora os efeitos em Santa Catarina. 


Ventos de até 83 km/h 

Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h até a noite da próxima terça-feira (20), informou o Inmet. 


Segundo a Marinha, a última depressão subtropical foi registrada entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2023. Já a última tempestade subtropical foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato