A administração do local informou que ninguém se feriu. Local foi esvaziado.
Um raio atingiu o monumento Cristo Redentor, no Rio, na tarde desta quarta-feira (21).
Um casal estava tirando uma foto no momento em que o raio atinge a mão do monumento. De acordo com a administração do Cristo, ninguém ficou ferido no incidente e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que fica no alto do Morro do Corcovado, foi rapidamente esvaziado.
O Padre Omar, reitor do local, mobilizou uma equipe técnica de manutenção para checar os danos sofridos e reparar as eventuais avarias, incluindo o sistema de iluminação e equipamentos eletrônicos.
Embora pareça inusitado, os raios são uma das maiores preocupações dos profissionais que cuidam da estrutura. Em média, o Cristo é atingido por raios ao menos seis vezes por ano.
Por esse motivo, a coroa do Cristo Redentor, que funciona como um para-raios, teve que ser “reforçada”. As intervenções de conservação para comemorar o 90º aniversário aconteceram quase em todas as partes do monumento.
O incidente aconteceu em uma tarde de chuva e muitas nuvens na cidade. De acordo com o Alerta Rio, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte para esta noite (21).
As pancadas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado, ocasionalmente forte (entre 40km/h e 76 km/h).
Fotógrafo clica raio em monumento
No ano passado, o fotógrafo Fernando Braga ficou famoso com uma foto de um raio caindo no Cristo Redentor. Ele passou um ano tentando o registro.
“Foram inúmeras tentativas, não sei dizer quantas, desde o final de 2021”, contou Fernando ao g1. “Não é toda vez que tem trovoada, nem sempre eu estou em casa. Mas se eu estiver, eu tento”, emendou.
Fernando disse que faz esses cliques por hobby. “Eu não me considero um fotógrafo. Tem que ter uma visão artística. Eu gosto da parte técnica — e aí eu pratico”, destacou.
Fernando mora no Flamengo, na Zona Sul do Rio, “a 4 km mais ou menos de distância do Cristo”.
Naquele temporal, “foram mais ou menos 500 fotos”. “Eu não fico ali toda hora olhando a máquina. Vou de vez em quando, para ver se a configuração está adequada”, contou.