-->

Notícias

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Risco de temporais em todas as regiões do Brasil

Risco de temporais em todas as regiões do Brasil

 
















As condições atmosféricas sobre o Brasil continuam muito favoráveis para a formação de grandes de nuvens de chuva por todo o Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste.

A  combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o todo o Brasil, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, geram nuvens carregadas sobre o Sul,  Sudeste e parte do Centro-Oeste

Depressão subtropical se intensifica na costa do RJ

 O ciclone que se formou na costa do RJ, que tecnicamente até o fim da tarde da sexta, 16/2, era classificado como  uma depressão subtropical, deve se intensificar no fim de semana. A expectativa é que, com a maior queda da pressão atmosférica, este ciclone seja alcance o status de tempestade subtropical recebendo o nome de Akará. O sistema tende a se deslocar para sul, indo em direção à costa de SP, mas afastado do continente.

Previsão do tempo para o Brasil para 17/02/2024 -sábado

 Região Sul

 O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte da Região.

O sol vai aparecer no decorrer do dia em toda a Região, sempre junto de algumas nuvens. As pancadas de chuva com raios estão previstas principalmente para a tarde e noite, na maior parte da região

A serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o planalto norte catarinense e o vale do Itajaí ficam em alerta para temporal e pode chover várias vezes ao longo do dia.

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para Grande Porto Alegre e litoral gaúcho e no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, mas  não devem causar transtornos

Região Sudeste

 Nuvens carregadas podem crescer sobre todo o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos ciclônica, em vários níveis da atmosfera, que também predomina sobre o interior do Sudeste. 

Além disso, o ciclone subtropical que se formou na costa do RJ, e que se desloca sobre o alto-mar em direção à costa de SP, ajuda a canalizar o ar quente e úmido que vem do Norte do BR para o Sudeste, reforçando as condições para a formação das nuvens carregadas.

A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.

Em quase todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sábado será com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, entre  muitas nuvens.

No Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no interior e no litoral norte do Rio De Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo, o sol aparece logo de manhã, sempre junto de nuvens, e as pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para tarde e noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais. 

Na região do Grande Rio e litoral fluminense e no litoral de São Paulo, o dia é com períodos de sol e chuva a qualquer hora, mas que não deve causar transtornos.

Atenção para o mar agitado.

Região Centro-Oeste

 Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região. 

Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul, o sábado é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a  qualquer hora. A situação é de alerta para temporais!

Em Mato Grosso, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta com o calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes.

Região Nordeste

 A presença de ar quente úmido e a circulação de ventos sobre o Nordeste formam nuvens de chuva em todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região

Sábado com alerta para temporais na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí. 

No interior e litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas, a chuva ocorre a qualquer hora, de forma moderada,  mas o sol aparece. 

A faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco fica em atenção para chuva moderada a forte e com raios, incluindo as capitais Natal, João Pessoa e Recife.

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Região Norte

 Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil eram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.

A maioria das áreas da Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em praticamente toda a Região.

O sol predomina o dia todo apenas em Roraima.

O Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru ficam em alerta para temporais.

Alertas meteorológicos para 17/02/2024 -sábado

 Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia,Brasília, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o planalto norte catarinense e o vale do Itajaí, em Minas Gerais( exceto no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo, na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Tocantins e na fronteira do Amazonas com o Peru, em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, leste e sul do Paraná, centro, oeste e litoral de Santa Catarina, centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste, noroeste e norte de São Paulo, Mantiqueira (SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, serra e norte/noroeste do Rio de Janeiro, leste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, toda a e região Norte, exceto Tocantins, Roraima, extremo norte do Amazonas e fronteira do Amazonas com Peru, Sergipe, sertão da Paraíba e de Pernambuco, centro-norte do Piauí, centro- norte e oeste do Maranhão 

Atenção para chuva moderada no interior e litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato