A jabuticaba é uma fruta rica em vitamina C, quercetina e tanino, compostos com ação antioxidante, que combatem o excesso de radicais livres no organismo, ajudando a evitar rugas e flacidez. Além disso, previne o surgimento de doenças, como câncer, infarto e aterosclerose.
Por ter ótimas quantidades de fibras, que ajudam a prolongar a saciedade, e baixa quantidade de calorias, a jabuticaba é uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso. Conheça outras frutas com poucas calorias que ajudam a emagrecer.
A jabuticaba é uma fruta com a casca arroxeada e polpa branca, que pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como geleias, vitaminas, sucos, mousses ou bolos. A jabuticaba também pode ser encontrada da forma de farinha, sendo comercializada em lojas de produtos naturais.
Benefícios da jabuticaba para a saúde
O consumo de jabuticaba pode trazer vários benefícios para a saúde, como:
1. Favorecer a perda de peso
A jabuticaba tem ótimas quantidades de fibras, como a pectina, que está presente especialmente na casca da fruta, que ajuda a prolongar a saciedade e controlar a fome ao longo do dia, facilitando a perda de peso.
Além disso, a jabuticaba é uma fruta com baixo teor de gordura e de calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas de emagrecimento.
2. Prevenir câncer
Por ser rica em quercetina, antocianinas e taninos, compostos com ação antioxidante, a jabuticaba ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas.
3. Melhorar o funcionamento do intestino
Por ter ótimas quantidades de fibras, a jabuticaba ajuda a aumentar a absorção de água no intestino, promovendo a formação do bolo fecal e facilitando a eliminação das fezes.
Além disso, a jabuticaba tem boas quantidades de magnésio, um mineral que ajuda a melhorar a movimentação natural do intestino, ajudando na eliminação das fezes.
4. Auxiliar no tratamento da depressão
Por ser rica em compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante, como antocianinas e taninos, a jabuticaba ajuda a proteger as células do sistema nervoso central contra os radicais livres, melhorando a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e bem estar, auxiliando no tratamento da depressão.
5. ajudar a controlar a diabetes
A jabuticaba tem ótimas quantidades de fibras que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e ajudando a controlar a diabetes.
Por ser rica em compostos com propriedades antioxidantes, como quercetina, taninos e antocianinas, a jabuticaba também ajuda a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, melhorando as funções do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e diabetes.
6. Diminuir o colesterol “ruim”
Por ser uma boa fonte de fibras, a jabuticaba ajuda a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, promovendo a redução dos níveis de colesterol "ruim”, o LDL, no sangue e prevenindo doenças, como infarto, derrame e aterosclerose.
7. Prevenir flacidez e o envelhecimento precoce
A jabuticaba é rica em vitamina C, taninos, antocianinas e quercetina, compostos com potente ação antioxidante, protegendo a pele contra o excesso de radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.
Além disso, a jabuticaba previne a flacidez da pele, porque tem boas quantidades de fibras que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), compostos inflamatórios que são produzidos na pele quando se ingere alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, sorvete ou bolo.
8. Regular a pressão alta
A jabuticaba contém ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a regular a pressão alta.
Por ser rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como taninos, antocianina e quercetina, a jabuticaba também melhora a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta.
9. Prevenir lesão muscular
A jabuticaba ajuda a prevenir a lesão muscular, porque contém ótimas quantidades de antocianinas, vitamina C e taninos, compostos com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, evitando os danos nos músculos, especialmente em atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol ou vôlei.
10. Proteger o fígado
Por ser rica em compostos com ação antioxidante, a jabuticaba auxilia no combate ao excesso de radicais livres, protegendo e melhorando as funções do fígado.
11. Fortalecer o sistema imunológico
A jabuticaba tem boas quantidades de zinco, um mineral essencial na produção de células de defesa do corpo. Por isso, o consumo de jabuticaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando problemas como gripes, alergias ou resfriados.