EM PARAIBA DO SUL - RJ GOVERNO ONOFRE TRAVOU LEI DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL 35 DIAS E PREFEITA DESISTE DE AUMENTAR PRÓPRIO SALÁRIO E DOS SECRETÁRIOS
Seguindo os passos do marido, que durante sua gestão frente a prefeitura perseguiu servidores públicos, a prefeita Dayse Onofre segue sendo insensível com a valorização do funcionalismo.
No dia 11 de Janeiro, Dayse Onofre enviou um projeto de lei aos vereadores propondo uma recomposição salarial de 4,65%. Segundo a justificativa do texto, a proposta segue o índice IPCA e não pode ser maior devido o periodo eleitoral. Porém, no texto original da lei ela dava o mesmo índice para aumentar o salário da prefeita, do vice e dos secretários e deixava vários cargos da estrutura administrativa com salários abaixo do mínimo. A lei gerou revolta nos servidores e em diversos vereadores, que conseguiram uma reunião com a prefeita para tentar negociar o percentual. O governo não aceitou recuar, mas pediu no dia 30 a retirada do texto.
Após este ato, passaram 35 dias e o governo não reenviou o texto. Curiosamente, no dia 04 de Março, após denúncia da Página 8 em matéria publicada as 08h30 da manhã, a lei finalmente foi devolvida ao poder legislativo no final do dia.
Na Câmara Municipal, o texto foi lido imediatamente na sessão plenária do dia 05. Em 10 dias já estava com parecer favorável sendo apresentado, com tramitação célere e recorde. A previsão é que o texto seja votado na próxima terça-feira, dia 19, com dispensa de interstício.
Em nota emitida pela prefeitura, o governo Onofre tenta culpar os vereadores pela lentidão na discussão da matéria. Porém, como pode ser observado o atraso de 35 dias foi por razões da Secretaria Municipal de Administração e Chefia de Gabinete.
No novo texto, a prefeita diminuiu o índice para 4,62% e retirou o aumento de seu salário, do vice-prefeito e dos secretários, o que seria uma verdadeira vergonha para nosso município.
Publicação: página8