-->

Notícias

terça-feira, 5 de março de 2024

Pôster oficial dos Jogos Olímpicos de Paris exclui cruz de monumento e gera críticas

Pôster oficial dos Jogos Olímpicos de Paris exclui cruz de monumento e gera críticas

 















Na última segunda-feira, o ilustrador francês Ugo Gattoni revelou ao mundo o pôster oficial dos Jogos Olímpicos de Paris. A obra, contudo, gerou diversas críticas pelo fato de omitir o símbolo da cruz em um dos principais monumentos da França, o Palácio Nacional Les Invalides.


É possível observar pela ampliação da imagem que a cruz presente na cúpula do Palácio não aparece na reprodução do artista. Além de omitir o símbolo cristão, o autor  também foi criticado por não exibir as cores e a bandeira da França.


“Nenhuma bandeira francesa aparece. A invisibilidade da nossa identidade é uma falha inaceitável”, criticou um internauta, segundo O Antagonista. “Isto é deprimente, não reconheço Paris. Só vejo um parque de diversões, mas nada que faça a beleza, a história de Paris”, criticou um usuário do Instagram no perfil de Gattoni.


Intencional

Ugo Gattoni é conhecido por seus trabalhos detalhistas, repleto de cores e elementos simbólicos, o que leva a crer que a exclusão da cruz no monumento francês não foi por acaso, mas sim intencional, tendo o objetivo de transmitir uma mensagem ao mundo.


“É um cartaz extremamente simbólico, que conta muitas coisas sobre o projeto Paris 2024”, disse ele ao comentar a obra. Joachim Roncin, diretor de design dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, também ressaltou o detalhismo de Gattoni, indicando que nada na pintura foi posto – ou retirado – por acaso.


“Conheço o trabalho do Ugo (Gattoni) há vários anos, foi natural para mim oferecer-lhe estes cartazes. Ele tem um universo rico. Ele cria muitas pequenas histórias dentro da grande história. Ugo trouxe sua loucura, sua poesia, poderíamos compará-la ao trabalho de Myazaki em termos de cores ou de Claude Ponti que é um ilustrador cult”, comentou Roncin.


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato