-->

Notícias

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Aumento alarmante de casos de Febre Oropouche no Brasil preocupa autoridades de saúde

Aumento alarmante de casos de Febre Oropouche no Brasil preocupa autoridades de saúde

 














O perfil das vítimas reflete uma ampla faixa etária afetada, com destaque para pessoas entre 20 e 29 anos


O Ministério da Saúde divulgou números preocupantes sobre a disseminação da febre oropouche no Brasil. De acordo com os dados mais recentes, o país registrou 5.102 casos da doença, com uma escalada significativa na região Norte, onde Amazonas (2.947 casos) e Rondônia (1.528 casos) lideram o ranking. Esses números, atualizados até 15 de março, também revelam a presença da doença em outros estados como Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná, com casos confirmados ou em investigação.



O perfil das vítimas reflete uma ampla faixa etária afetada, com destaque para pessoas entre 20 e 29 anos, seguidas pelas faixas de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.


Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, expressou preocupação com a disseminação da doença para outras regiões do país, além da concentração inicial na Região Norte. "Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento."


Para lidar com esse cenário, o Ministério da Saúde adotou medidas rápidas e eficazes. Ethel Maciel detalha: "Introduzimos a vigilância dessa nova doença, fizemos a construção das orientações para observação clínica. Não tínhamos nenhum manual ou protocolo para febre Oropouche. Distribuímos os testes para toda a rede Lacen (laboratórios centrais) e, por isso, estamos conseguindo captar, fazer o diagnóstico correto para essa doença. Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose."


Essa situação requer atenção e ação coordenada para conter a propagação da febre oropouche e proteger a saúde da população brasileira.



creditos: portalgiro

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato