O Rio Siqueira transbordou e alagou a BR-222 e provocou bloqueios em Caucaia. A Defesa Civil de Fortaleza registrou 40 ocorrências, a maioria de alagamentos e inundações.
A chuva forte que atingiu Fortaleza desde a madrugada desta segunda-feira (19) causou alagamentos em diversos pontos da capital cearense e Região Metropolitana. Além de encobrir as vias, a água invadiu casas, provocando diversos transtornos para famílias que vivem em áreas de risco. O Rio Maranguapinho transbordou e alagou a BR-222 e provocou bloqueios em Caucaia.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 101 milímetros entre às 7h de domingo (12) e segunda-feira (13).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trânsito em Caucaia entre os quilômetros 3 e 5 da BR-222 está parcial ou totalmente interrompidos. Um dos bloqueios acontece na altura do semáforo do Tabapuá, sentido Caucaia/Fortaleza. No local, o trânsito foi totalmente interrompido. Já o outro, que é parcial, acontece na altura do antigo retorno do Banco do Brasil, sentido capital/Caucaia.
A Defesa Civil de Fortaleza registrou 40 ocorrências, a maioria de alagamentos e inundações.
Entre os bairros afetados, estão: Aeroporto, Álvaro Weyne, Autran Nunes, Bom Jardim, Centro, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Damas, Dom Lustosa, Genibaú, Granja Lisboa, Henrique Jorge, Itaoca, Jardim América, Jóquei Clube, Meireles, Mondubim, Montese, Parangaba e Passaré, entre outros.
Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.
A precipitação tem relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical, segundo a Funceme.
A previsão do órgão para esta segunda é de céu Madrugada e início da manhã, céu parcialmente nublado com chuva. À tarde e à noite, céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.
PUBLICAÇÃO: G1