-->

Notícias

terça-feira, 7 de maio de 2024

Maricá desmobiliza polos exclusivos de atendimento à dengue após melhora nos índices da doença

Maricá desmobiliza polos exclusivos de atendimento à dengue após melhora nos índices da doença

 
















Tenda de hidratação de Itaipuaçu foi desativada nesta segunda-feira (06). Já o espaço do Centro da cidade encerrará as atividades na sexta (10)


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, desmobiliza nesta segunda-feira (06) o polo exclusivo de atendimento para sintomas de dengue de Itaipuaçu, localizado na Rua Van Lerbergue (antiga 34), próximo à Rua Elisa Vieira Veras (antiga 52), no Jardim Atlântico Central. Na sexta (10), a tenda de hidratação do Centro, que fica em frente à sede da Prefeitura, será desativada. O encerramento das atividades dos polos acontece pela redução acentuada da incidência da doença em moradores da cidade, o que levou à diminuição da procura por assistência nesses locais.


Após a desmobilização das tendas, em casos suspeitos de dengue, a recomendação é que a população com sintomas leves procure a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. Em casos de mais gravidade, é indicado se dirigir a uma das unidades de Urgência e Emergência que atendem 24 horas por livre demanda no município. São elas: o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a UPA Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.


É importante destacar que os seguintes sintomas são relacionados à dengue: febre alta persistente (a partir de 39ºC) seguida de dor de cabeça ou no corpo; dor atrás dos olhos; aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo; enjoo e vômito; além de sangramento nasal, nas gengivas e presença de sangue nas fezes ou urina. 


A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, garantiu que os polos foram protagonistas no combate à dengue, contribuindo no cuidado dos moradores.


“Os polos exclusivos de atendimento à dengue tiveram um papel fundamental para acolher a população em momentos mais delicados da doença. Com a drástica redução da incidência da doença e redução nos casos confirmados, decidimos por desmobilizar as tendas e seguir com atendimentos de qualidade na Atenção Primária e, em casos graves, nas unidades de Urgência e Emergência. Seguimos com as ações preventivas e atentos aos índices da doença”, pontuou.


Números mostram o impacto dos polos no enfrentamento à dengue

As tendas de hidratação para casos suspeitos de dengue foram abertas no mês de março, momento de elevação dos casos notificados em todo o país. No primeiro mês de assistência oferecida, foram 4.008 atendimentos adultos e pediátricos no polo do Centro e outros 2.145 no espaço montado em Itaipuaçu. Em abril, os índices já apresentaram redução significativa, com 2.454 acolhimentos na tenda da região Central e 1.506 no quarto distrito.


Nesses espaços, a população também realizou hemogramas, testes, exames sorológicos, recebeu os medicamentos prescritos e pode fazer a hidratação local.


publicação: portalgiro

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato