A Águas da Condessa, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Paraíba do Sul, expandiu as áreas que já iniciara a cobrança da Taxa de Esgoto, acrescentando 50% no valor da conta referente a coleta do esgoto.
Segundo o contrato de concessão, quando o esgoto começar a ser tratado a conta terá uma acréscimo de 100%. Ou seja, um consumidor que paga R$ 60,00 de água passará a pagar R$ 120,00.
As obras de criação da primeira ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) seguem em ritmo lento. No ano passado, a concessionária iniciou a cobrança em bairros do Centro.
Infelizmente, esta cobrança considerada absurda por boa parte da população chegou agora nos bairros Bela Vista, Jatobá e Amapá.
A Câmara Municipal chegou a criar uma lei proibindo a cobrança, mas a empresa venceu na Justiça e mantém o valor mediante liminar.
Uma das suas principais promessas de campanha, Dayse Onofre disse que acabaria com esses abusos e impediria a concessionária de prejudicar a população, mas não cumpriu. O contrato prevê que a prefeitura pode realizar revisões extraordinárias e negociações para amenizar, quiçá acabar com a cobrança, mas até o momento a prefeitura não fez nada para reverter o problema, pelo contrário, segue parceria da Águas da Condessa e realizando obras em conjunto.
creditos: pagina8