As cidades de Paraíba do Sul e Três Rios ficaram entre as 20 cidades de todo estado do Rio de Janeiro com menor índice no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingindo 5,2 e 5,0 de média, respectivamente.
A cidade de Comendador Levy Gasparian obteve 6,3 de média, ficando em 4° lugar no pódio estadual. Em primeiro lugar ficou a cidade de Miracema, com 7,2 de média. Os municipios de Miguel Pereira, Areal e Rio das Flores também pontuaram bem e ficaram entre as 20 cidades com melhor índice.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Confira a pontuação e o ranking de cada cidade próxima a Paraíba do Sul:
4° Lugar: Levy Gasparian
11° Lugar: Miguel Pereira
16° Lugar: Areal
19° Lugar: Rio das Flores
33° Lugar: Paty do Alferes
37° Lugar: Vassouras
73° Lugar: Paraíba do Sul
82° Lugar: Três Rios
creditos: pagina8
Tags:
#ideb
#paraibadosul
#tresrios
#levygasparian
#miguelpereira
#patydoalferes
#vassouras
#riodasflores
#webradiotempodepaz