Enquanto a investigação interna ocorrer, os agentes vão cumprir serviços administrativos.
Cinco policiais militares (PMs) foram afastados de maneira preventiva após terem se envolvido em uma gravação de um youtuber norte-americano Gen Kimura que registrava uma operação da corporação. Enquanto a investigação interna ocorrer, os agentes vão cumprir serviços administrativos.
Entre os afastados, há um capitão da PM que autorizou a gravação do documentário sobre o trabalho policial, mas não aparece nas imagens. Outro agente é sargento e chegou a falar em inglês que as mortes dos criminosos são comemoradas "com charutos e cerveja".
A medida de afastar partiu da própria corporação e do Governo do Estado de São Paulo. Mas a decisão foi tomada após a grande repercussão nas redes sociais e na imprensa.
"Quando matamos um bandido, nós celebramos com charutos [quis dizer cigarro] e cerveja. [Com o batalhão?, pergunta o youtuber] Não, só o pelotão. Como dissemos antes, o pelotão é como uma família", fala o sargento De Oliveira na filmagem.
Gen Kimura realizou o pedido para produzir o documentário através de e-mail, em abril. As gravações ocorreram no dia 21 daquele mês. O vídeo que foi publicado página do YouTube do influenciador, mostrava ele acompanhando uma operação da PM dentro de uma viatura, usando um colete da corporação e documentando as incursões dos agentes. Outro fator relevante é que Gen manuseia uma arma da PM de São Paulo.
Fonte: portalgiro
tags:
#policiamilitar
#saopaulo
#youtuber
#GenKimura
#webradiotempodepaz