Uma bebê de apenas dois meses foi salva por policiais militares na tarde de sexta-feira (14), no bairro Cantagalo, em Três Rios. A criança engasgou com leite e estava desacordada quando a equipe da PM, que passava pelo local, realizou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas da menina.
A 3º sargento Michele de Carvalho Pereira, que participou do salvamento, contou que ela e o 3º sargento Bruno Vander de Oliveira Silva estavam retornando para o batalhão quando avistou um grupo de pessoas agitadas na rua. "Vimos uma mãe desesperada com o bebê no colo e percebemos que a criança estava engasgada", relatou a policial.
A equipe agiu rapidamente, desembarcando da viatura e realizando a manobra de Heimlich na bebê. "Não precisou nem fazer massagem cardíaca, porque ela já voltou", disse a sargento Michele. A criança foi levada para o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, onde recebeu atendimento médico e ficou em observação.
A mãe da bebê, Marcela Cosme Pires, de 42 anos, relatou à Polícia Militar que a criança já havia se engasgado antes, mas que desta vez a situação foi mais grave. "Ela ficou molinha, fiquei desesperada", contou a mãe.
"Graças a Deus a gente conseguiu chegar lá bem rapidinho, a equipe médica atendeu super rápido a bebê e ela está bem", afirmou a sargento Michele, aliviada. "Mais uma vez nossos policiais estavam no local e na hora certa...", completou.
Como agir em caso de engasgo em bebês:
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros que pode salvar a vida de um bebê engasgado. Veja como proceder:
Posicione o bebê: Deite o bebê de bruços sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
Dê tapinhas nas costas: Com a base da mão, dê cinco tapinhas firmes entre as escápulas do bebê (no meio das costas).
Vire o bebê: Vire o bebê de barriga para cima, ainda sobre o seu antebraço.
Faça compressões no peito: Com dois dedos, faça cinco compressões rápidas e firmes no centro do peito do bebê, logo abaixo da linha dos mamilos.
Repita: Repita os passos 2 a 4 até que o objeto seja expelido ou o bebê comece a respirar.
É importante lembrar que:
Engasgo é uma emergência: Se o bebê estiver engasgado e não conseguir respirar, ligue imediatamente para o serviço de emergência (192 ou 193).
Prevenção: Supervisione o bebê durante as refeições e evite dar alimentos que possam causar engasgo, como pedaços grandes ou duros.
Curso de primeiros socorros: Fazer um curso de primeiros socorros pode ajudar a salvar vidas em situações de emergência.
fonte: entreriosjornal
#policia
#sargento
#cantagalo
#tresrios
#engasgada
#webradiotempodepaz