-->

Notícias

domingo, 7 de julho de 2024

NOVA CONCESSIONÁRIA E ANTT ASSINAM CONTRATO DA BR-040 ENTRE BH E JF

NOVA CONCESSIONÁRIA E ANTT ASSINAM CONTRATO DA BR-040 ENTRE BH E JF


 














O contrato de concessão da BR-040 (MG) entre Belo Horizonte e Juiz de Fora foi assinado, na última quinta-feira (4), pelo Grupo EPR, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes. A EPR Via Mineira, nova concessionária, deve iniciar a administração dos 232,1 km da rodovia em até 30 dias. 

Após o início da operação da nova empresa, intervenções emergenciais serão feitas no pavimento para remover imperfeições, como buracos e trilhas de roda. Também está prevista a recomposição da sinalização defeituosa. Os serviços imediatos devem ser realizados dentro do primeiro ano de concessão, segundo a ANTT. 

A agência também disse que ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, que dependerá da etapa de recuperação das estruturas. “As tarifas seguirão a tabela do edital, incluindo o desconto oferecido no leilão e ajustes referentes à inflação. O Consórcio Infraestrutura MG apresentou um desconto de 11,22% sobre a tarifa básica de pedágio. Os cálculos serão divulgados após a vistoria e antes do início da cobrança.” 

Entre as intervenções previstas para a BR-040/MG estão: duplicação de quase 164 km; 42 km de faixas adicionais; 15 km de vias marginais; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 km de ciclovias; 17 barreiras acústicas; 7 caixas para produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD); 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 8 passarelas. 

Além disso, está prevista a instalação de novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade; um sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; 117 câmeras de circuito fechado de TV e 20 em passarelas; um sistema de monitoramento meteorológico; três ambulâncias Tipo C e duas Tipo D. O contrato também inclui a possibilidade de migrar do sistema de cobrança convencional para o eletrônico através do sistema de livre passagem (Free Flow). 



Fonte: TribunadeMinas


tags:

#transito

#br040

#contrato

#concessão

#antt

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato