-->

Notícias

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Mais de 17% dos brasileiros não cadastraram a biometria para as Eleições 2024

Mais de 17% dos brasileiros não cadastraram a biometria para as Eleições 2024


 















Caso você não possua a biometria cadastrada, basta levar um documento oficial com foto no dia da votação


Em outubro deste ano os eleitores irão às urnas em todo o Brasil para definir os prefeitos e vereadores que assumirão a partir de janeiro de 2025. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos quase 156 mil eleitores que estão aptos a votar, 17,13% não realizaram o cadastro biométrico. 


Apesar disso, não existe de fato uma obrigatoriedade de ter a biometria cadastrada para votar no dia 6 de outubro, entretanto a utilização deste recurso torna o processo eleitoral mais rápido, com menos filas e autentifica maior segurança com os dados de cada um dos eleitores. O prazo para o cadastro biométrico se encerrou no dia 8 de maio. 


Caso você não possua a biometria cadastrada, basta levar um documento oficial com foto no dia da votação. Mas fique atento, pois se no município o qual você mora houve convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e o eleitor não compareceu ao cartório, poderá estar com o título cancelado e, por essa razão, não poderá votar. Além disso, poderá sofrer as consequências do cancelamento do título eleitoral. 


Como saber se estou com as pendências eleitorais em dia? 


Para consultar se o título está cancelado ou se já possui a biometria cadastrada, o eleitor deverá acessar a página do TSE, clicar na aba “Serviços” e fazer a consulta em “situação eleitoral”. Se você já tiver o aplicativo E-Título, também poderá verificar essas informações nesta plataforma. 


Já caso a pessoa tenha tirado o título em um momento em que a coleta biométrica estava suspensa, como durante a pandemia de covid-19, era necessário ir até o cartório eleitoral do seu município para o cadastro da biometria, com o prazo tendo se encerrado no dia 8 de maio, conforme mencionado anteriormente.



fonte: portalgiro

foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE


tags:


#nacional

#brasil

#destaque

#eleiçoes2024

#noticias

#webradiotempodepaz

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato