A situação dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (INPAS) tem despertado a atenção de alguns vereadores, que estão preocupados com o futuro da instituição.
A vereadora Julia Casamasso reconhece a gravidade do problema e a necessidade de garantir o pagamento a todos os aposentados, mas se posicionou contra a retirada de recursos do Fundo de Capitalização.
Recentemente, a 4ª Vara Cível autorizou o Inpas a utilizar R$ 11 milhões do Fundo Previdenciário. Anteriormente, em setembro, a Prefeitura já havia retirado R$ 24 milhões, uma ação denunciada pelo Diário após a manifestação do vereador Mauro Peralta, que vem solicitando explicações à Prefeitura, mas ainda não obteve resposta.
Tanto a vereadora quanto o vereador Peralta estão preocupados com os próximos pagamentos, ressaltando que não há previsão, e que recorrer ao Fundo de Capitalização e Previdenciário não deve se tornar uma prática comum, pois isso compromete os futuros pagamentos dos servidores aposentados. A vereadora afirmou estar atenta e tomando medidas como parlamentar, cobrando explicações do Inpas e enviando ofícios para a Secretaria de Fazenda e Secretaria de Planejamento em relação aos atrasos nos pagamentos.
A vereadora Gilda Beatriz comentou que a situação é complexa devido aos problemas que o atual governo está deixando para a próxima administração. Enquanto defende o pagamento dos aposentados, ela, assim como seus colegas, expressa preocupação com os próximos pagamentos que ainda serão realizados pelo governo atual.
O vereador Mauro Peralta, além de se preocupar com o pagamento dos aposentados e o futuro do Inpas, destacou que a maneira como a atual administração municipal está conduzindo o Inpas é preocupante para o próximo governo. Ele planeja convidar o presidente do instituto, Claudinei Portugal, para prestar esclarecimentos à Câmara.
Foto: Divulgação
Fonte.diáriodepetrópolis
tags:
#triangulo
#tresrios
#samu
#noticias
#webradiotempodepaz