-->

Notícias

sábado, 18 de janeiro de 2025

Fazenda nega tributação de fundos após veto em regulamentação da reforma tributária

Fazenda nega tributação de fundos após veto em regulamentação da reforma tributária


 












O Ministério da Fazenda negou que o governo tem intenção de tributar os fundos de investimento após vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à regulamentação da reforma tributária.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), a pasta afirmou que sempre defendeu que as aplicações de fundos de investimentos em títulos e valores mobiliários não sejam sujeitas à incidência do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) federal e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios.


A Fazenda diz, ainda, que poderá fazer reparos para esclarecer este ponto na reforma tributária.

"Embora essa não seja a interpretação do Ministério da Fazenda, caso seja necessário fazer algum ajuste no texto para deixar claro que não há incidência de IBS e CBS sobre as aplicações dos fundos de investimento em títulos e valores mobiliários, o Ministério da Fazenda irá trabalhar para fazer esse ajuste."


Na sanção do principal projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024) na quinta-feira (16), o governo vetou 15 pontos. Entre eles, retirou fundos de investimento, patrimoniais e que operam com bens imóveis da lista de não contribuintes do IBS e do CBS.

De acordo com a Fazenda, alguns analistas avaliaram que o veto poderia permitir a interpretação de que as operações dos fundos com títulos e valores mobiliários poderiam ser tributadas, o que, segundo a própria pasta, não vai ocorrer.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: bahia noticias


tags:


#brasil

#ministeriodafazenda

#governo

#noticias

#webradiotempodepaz


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato