Nesta quinta-feira (27/3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da venda de cremes dentais da linha Total Clean Mint da Colgate por tempo indeterminado para apurar as denúncias de que o produto estaria causando feridas na boca dos usuários.
Nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor como o Reclame Aqui, as reclamações se acumulam.
“Minha boca sangrava sem parar”, “fiquei com tantas feridas que não consigo comer” e “fiquei com bolhas na boca” são exemplos de algumas das denúncias feitas.
Diante do volume de denúncias recebidas, a Anvisa decidiu fazer uma “interdição cautelar” de todos os lotes do produto até que as fiscalizações sejam concluídas.
A linha Total da empresa surgiu como alternativa ao Total 12, com mudanças na fórmula original para aumentar seu potencial de “prevenção de problemas”, segundo a empresa, que vão da formação de tártaro até as manchas no dente. A principal mudança na formulação foi a troca do fluoreto de sódio por fluoreto de estanho.
Se forem confirmados riscos à saúde, a suspensão poderá ser estendida, incluindo a possibilidade de descontinuação do produto.
A Colgate-Palmolive, em nota oficial enviada em 12 de março ao Metrópoles, defendeu que a nova fórmula da pasta de dente passou por mais de 10 anos de pesquisa e testes rigorosos. No entanto, a empresa reconheceu que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como o fluoreto de estanho, e recomendou que consumidores afetados entrassem em contato com a central de atendimento.
foto: Amazon
Fonte: Metropoles
tags:
#brasil
#pasta
#dente
#noticias
#webradiotempodepaz