-->

Notícias

sábado, 29 de março de 2025

História da Tramontina: conheça a trajetória da marca

História da Tramontina: conheça a trajetória da marca

 



















A Tramontina passou de uma pequena ferraria a uma multinacional presente em mais de 120 países. Porém, nos anos 1930, a empresa esteve à beira da falência, e se não fosse a determinação de uma mulher, sua história de sucesso teria tomado outro rumo.

Fundada em 1911 por Valentin Tramontina e sua esposa Elisa, a empresa começou fabricando ferraduras e prestando serviços de reparos para outras indústrias. Em 1925, Valentin iniciou a produção artesanal de canivetes com cabo de osso, marcando o início da atividade de cutelaria da Tramontina. Ele comandou a empresa até 1939, ano de sua morte.

Após o falecimento de Valentin, foi sua esposa Elisa quem assumiu a gestão, indo pessoalmente aos mercados regionais e a Porto Alegre, capital gaúcha, para vender os produtos da fábrica.

Em 1949, sob a liderança de Ivo Tramontina, filho de Valentin, e de Ruy J. Scomazzon, que se juntaram à sociedade, os negócios começaram a crescer. Investimentos em novas tecnologias e o início do processo de laminação do aço impulsionaram a expansão da empresa. Em 1961, a Tramontina se tornou uma sociedade anônima, no mesmo ano em que Elisa Tramontina faleceu.

Nas décadas seguintes, novas fábricas foram inauguradas e uma vasta gama de produtos foi adicionada à linha, que inicialmente incluía canivetes, facas, talheres e ferramentas. Hoje, o portfólio da Tramontina conta com mais de 22 mil itens.

Entre 1992 e 2021, Clovis Tramontina, filho de Ivo, foi presidente do Conselho de Administração. Em 2022, Eduardo Scomazzon, filho de Ruy, assumiu a presidência do Conselho.


Foto: realmente curioso

Fonte: Sudoeste agora Notícias


tags:


#brasil

#tramontina

#historia

#noticias

#webradiotempodepaz


Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato